skip to Main Content
+55  11 93484-3338   |  
A Estratégia Digital

A Estratégia Digital

A definição de estratégia digital não é diferente da definição de qualquer outra estratégia. Trata-se de um conjunto de escolhas integradas e únicas, difíceis de imitar, desenvolvidas para a atuação futura da organização em ambientes de incerteza, tendo como propósito a criação e captura de valor sustentável. A estrutura de uma estratégia digital é também semelhante às demais. É necessário analisar os ambientes externo e interno, traçar cenários e caminhos para se definir um portfólio de iniciativas que conduza a organização para o futuro, de forma bem-sucedida.
O que diferencia uma estratégia digital é sua capacidade de criar novos modelos de negócio, sem necessariamente requerer investimento em ativos, de forma acelerada, para promover mudanças profundas e disruptivas. Por isso, compreender o potencial e a aplicabilidade de tecnologias é uma premissa para a formulação da estratégia. Assim, a gestão sofrerá mudanças, mas os fundamentos permanecerão os mesmos.
Nível de Novidade – Esse é um campo de conhecimento da administração fomentado pela emersão das tecnologias exponenciais. As pesquisas sobre o assunto vêm sendo lideradas por consultorias, como a Deloitte e a Mckinsey, e escolas que possuem o pilar de tecnologia, como o MIT, Stanford e Singularity University. Nas escolas de negócio o tema vem sendo tratado como prioridade há poucos anos.
As estratégias digitais são cruciais para as organizações cuja tecnologia faz parte do core business, como as Instituições Financeiras. No entanto, muitos outros setores serão afetados pela tecnologia digital. Há um ponto de inflexão a partir do qual aqueles que não se adaptarem poderão desaparecer. O uso de inteligência artificial, por exemplo, pode afetar o trabalho de uma forma geral. Ela é fundamentalmente uma tecnologia de previsão. Por isso, à medida que ficar mais barata, será utilizada de forma mais frequente e ampla, o que aumentará o valor entregue ao mesmo tempo em que custos serão reduzidos consideravelmente.
Para ser relevante, a FDC vem fazendo investimentos consistentes em inovação, em tecnologia e na compreensão de como os negócios continuarão sendo afetados em um futuro próximo. Esse posicionamento é necessário porque todos os setores poderão ser impactados por tecnologias digitais, estando a maior parte de nossos clientes sujeita a esse desafio. Com o apoio da FDC empresas não precisarão ser vítimas de perturbações em seus negócios por estarem aptas a entender os limiares em seu ciclo de vida e atuarem a tempo. Em um mundo onde a estratégia digital é protagonista, somente sobreviverão os pioneiros e aqueles que reagirem rapidamente.
Principais descobertas – A jornada de transformação digital requer novas capacidades, assim como as empresas puramente digitais passam por desafios para se estabelecerem no ambiente competitivo de negócios. A Figura 1 apresenta a estrutura para a transformação em negócios digitais. O eixo horizontal exibe o grau de adesão das organizações ao uso de tecnologias como Analytics, IA, dispositivos móveis, plataformas e mídias sociais e o eixo vertical apresenta o grau de mudança organizacional. Para se alcançar os maiores benefícios da transformação digital é necessário avançar nos dois eixos.


Figura 1 – Modelo de Transformação em Negócios Digitais. Adaptado de Marchand e Wade -2017

Para a Ross (MIT, 2017), Marchand and Wade (IMD, 2017) e Bughin (Mckinsey, 2107) ter uma estratégia de negócios que aproveita as tecnologias digitais é o caminho. Uma grande estratégia digital fornece orientação, permitindo que os executivos liderem iniciativas digitais, avaliem seus progressos e, em seguida, reorientem esses esforços conforme necessário.
São fatores críticos de sucesso para a implementação de uma estratégia digital:
• A clareza do propósito para liderar a transformação digital nas empresas;
• A adoção de plataformas tecnológicas robustas e flexíveis para serem implementadas e utilizadas em toda a empresa;
• A capacidade das pessoas em gestão informacional em empreendedorismo digital. A análise se torna uma parte cada vez maior das competências da força de trabalho em todos os níveis;
• Integridade, transparência, confiança, compartilhamento e uso proativo do conhecimento para a tomada de decisões;
• A criação de ecossistemas digitais capazes de manter stakeholders numa experiência que incorpora transações em relacionamentos, no lugar de usar relacionamentos para impulsionar transações;
• O equilíbrio entre uma cultura orientada a execução e a inevitabilidade de mudanças profundas e rápidas.

Leia o artigo original em A Estratégia Digital.

Back To Top
Fale no WhatsApp